• abrace essas dez

    Você sabe quais são as espécies mais ameaçadas do estado do Rio de Janeiro? A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) escolheu 10 das espécies em risco de extinção para ...

  • guirlanda de rolhas de vinho

    Por Andrea Mieko | Publicado originalmente no Greenstyle O Natal está chegando e muitos estão se preparando para comemorar essa data tão especial. Montar a árvore, pendurar a guirlanda na porta, ...

  • Green Heart

    Por Andrea Mieko | Publicado originalmente no Greenstyle  Você é daquelas pessoas que está sempre tentando encontrar um jeito mais sustentável de levar a vida? Que volta e meia se sente ...

  • Dirija Menos

    Por Andrea Mieko | Publicado originalmente no Greenstyle Se entrar em forma ficou como meta pra 2012, não deixe de conferir estas dicas que formulamos com base em texto publicado no ...

  • amazonia

    Veja abaixo anúncios super inspiradores feitos pelo pessoal da WWF. Sem mais explicações, as imagens dizem tudo. Quem quiser conhecer o trabalho da ONG, clique aqui.

  • tigre

    01 - Tigre Novos levantamentos indicam que existem menos de 3,2 mil tigres na natureza. Hoje, só restam apenas 7% do habitat natural destes animais. O extermínio dos tigres também está ...

  • bed+zed

    "Construções bioclimáticas, arquitetura sustentável, ecovilas, green buildings, bioconstrução, permacultura, construção ecológica e empreendimentos verdes são temas bastante discutidos hoje. Com a preocupação cada vez maior com as questões ambientais, ...

  • imagem-12

    E eu que pensava em pesquisar produtos de limpeza que fossem mais ecológicos nas prateleiras do supermercado, descobri uma maneira muito mais ‘sustentável’! Encontrei receitas de como fazer seu próprio ...

Casa Ecologicamente Correta 2

Posted by Meu Mundo Sustentável 88 Comments

“Construções bioclimáticas, arquitetura sustentável, ecovilas, green buildings, bioconstrução, permacultura, construção ecológica e empreendimentos verdes são temas bastante discutidos hoje. Com a preocupação cada vez maior com as questões ambientais, parecem ter sido inventados há pouco tempo, porém, muito do que permeia tais conceitos vem sendo utilizado pelo ser humano desde os primórdios.”

Percebi que muita gente procura sobre Casa Ecológica/Sustentável e resolvi fazer uma segunda coletânea de sites e informações. Veja a primeira publicada em 9/fevereiro.

Diretrizes para uma construção sustentável (hsw):

  • Pensar em longo prazo o planejamento da obra
  • Eficiência energética
  • Uso adequado da água e reaproveitamento
  • Uso de técnicas passivas das condições e dos recursos naturais
  • Uso de materiais e técnicas ambientalmente corretas
  • Gestão dos resíduos sólidos. Reciclar, reutilizar e reduzir
  • Conforto e qualidade interna dos ambientes
  • Permeabilidade do solo
  • Integrar transporte de massa e/ou alternativos ao contexto do projeto.

Dicas da Arquitetura Bioclimática de acordo com o clima (hsw):

clima temperado clima tropical úmido clima tropical seco
Manual do Arquiteto Descalço

Gostou das dicas acima? Tem um livro chamado “Manual do Arquiteto Descalço” que fala sobre a arquitetura bioclimática, abordando técnicas de construção simples.

Para quem gosta de arquitetura e construção, vai adorar esse livro, todo ilustrado com figuras simples, mas inteligentes. O livro fala de clima, materiais, obras, energia, água e saneamento. Veja o índice do livro!

Você aprende a projetar, projetar com maquetes, fazer um aquecedor solar de água, um teto coletor, um fogão solar, purificar a água do rio, fazer um filtro, construir um sistema de saneamento, um biodigestor, o melhor tipo de construção pro clima da sua região, o ângulo de inclinação do telhado pra coletores solares… Desenho do Manual do Arquiteto Descalço: página 44e várias outras técnicas simples de fazer, porém eficazes.

Aconselho quem se interessou pelo tema, a comprar o livro. O desenho ao lado, está na página 44, ilustrando as idéias de uma construção sustentável: aproveitar a água da chuva, utilizar a luz solar, reciclar os dejetos, e integrar o piso com o ambiente natural..

Algumas Eco-Técnicas:

CASCAJES
São tetos feitos de painéis abobadados com uma largura de 50 cm e podem cobrir um vão de até 4 metros. Alem de ser pré-fabricado, este sistema de ferrocimento tem a vantagem de economizar material básico, cimento, pois os painéis são muito finos, com um pouco mais de 1 cm de espessura, engrossando até uns 3 cm nos cantos. As cascajes podem ser usadas tanto como tetos ou como lajes para poder fazer a casa em vários estágios depois. Neste caso o teto vira laje sem mexer com a estrutura, só precisa nivelar os vales entre as curvas.

CASA PRÉ-MOLDADA
É uma casa construída com todos os elementos pré-moldados, utilizando-se a técnica do plasto com exceção das paredes que são construídas de forma tradicional, ou seja, de pau-a-pique ou tijolos.

CAIXA D’ÁGUA
Pode ser construída com a técnica dos plastos. Sendo assim, sua resistência e durabilidade estão relacionadas com a configuração, ou seja, com a forma que as placas de cimento serão montadas.

PLASTO
É uma técnica que substitui a argamassa armada – também conhecida como ferrocimento – pois utiliza na sua produção tela de fachada no lugar da tela de galinheiro, construindo finas placas pré-moldadas (12mm de espessura). Com essas placas são montadas caixas d’água, escadas, filtros, móveis e lajes.

BASON
E um sanitário seco que substitui o tradicional vaso sanitário, onde inclusive deve-se jogar os restos orgânicos domésticos. Todo esse material sofre o processo biológico da compostagem aeróbica e se transforma em adubo.

FILTRO BIOLÓGICO
Tem por finalidade filtrar a água da chuvas, nascentes e açudes. A passagem lenta da água pela areia permite, após três dias, que se forme sobre a superfície de areia, uma camada de limo que fará a filtragem fina. Este limo é um eficiente filtro biológico que trabalha retendo e digerindo microorganismos nocivos por ventura existentes na água.

SILOS
São uma construção impermeável que tem por finalidade armazenar cereais. São construídos com argamassa e sacos de plástico, através de uma técnica chamada plasto, adquirindo a forma de uma bola de futebol. Os silos de plasto também podem ser usados como caixa de água e basta, para isso, reforçar a base com apoios feitos com tijolos. Pode-se armazenar assim uns dois mil litros.

(Retirado do site tibarose)

Outra indicação interessante, é a Coletânea Habitare. No site você pode baixar todos os capítulos. Os três volumes abaixo são bem interessantes:

Volume 3 – Normalização e Certificação na Construção Habitacional
Volume 4 – Utilização de Resíduos na Construção Habitacional

Volume 7 – Construção e meio ambiente

Legislação Ambiental

A resolução 307 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, em vigor a partir de janeiro de 2003, estabelece que o construtor é responsável pela implantação de programas de gerenciamento de resíduos da construção civil – o que envolve triagem, acondicionamento e disposição final qualificada, procedimentos que devem ser comprovados via documentação.

O objetivo é minimizar a disposição irregular desses resíduos em vias públicas, ou em outras áreas impróprias, e permitir o reaproveitamento ou a reciclagem do material.”

Leia mais sobre “Obra Limpa

Sistemas e Materiais Ecológicos:

01- argamassas ecológicas;
02- blocos cerâmicos e blocos de concreto reciclado;
03- cal obtida sem emissão de gás carbônico;
04- cimentos fabricados com resíduos industriais;
05- colas de base d’água;
06- base vegetal e sem odor;
07- energia eólica;
08- energia solar;
09- mini-estações de tratamento e reúso de água e esgoto;
10- painéis divisórios reciclados e de resíduos vegetais;
11- paisagismo sustentável;
12- pisos ecológicos;
13- resinas ecológicas e à base de água;
14- sistemas de captação e aproveitamento de água de chuva;
15- sistemas para controle e gestão dos resíduos domésticos;
16- telhas e cumeeiras recicladas;
17- tijolos sustentáveis;
18- tintas atóxicas;
19- tubos e conexões de plástico atóxico ( sem PVC) e de plástico reciclado;
20- vernizes ecológicos.

Um grande e bom exemplo de construção sustentável é o Bed Zed, um condomínio habitacional e de escritórios, localizado em Londres, que funciona com baixo consumo de energia e auto-sustentabilidade.


Características do Bed Zed (hsw):

  • Uso de placas fotovoltáicas para geração de energia
  • Miniestação geradora de energia a base de lascas de madeira.
  • 50% da água são tratadas, purificadas e reutilizadas.
  • Coberturas verdes.
  • Postos de abastecimento para carros elétricos.
  • Localização do projeto próxima a boa infra-estrutura de transportes.
  • Iluminação bem aproveitada.
  • Ventilação bem elaborada, evitando o uso de ar-condicionado.
  • Uso de materiais reciclados, reaproveitados e de fontes próximas ao local.
  • Equipamentos sanitários com baixo consumo de água.
  • Eletrodomésticos ecológicos.
  • Coleta de lixo reciclável

Esquema de uma casa ecológica (hsw):

Leia mais no HSW – How Stuff Works:
Como fazer uma reforma sustentável
Como funcionam as construções sustentáveis

No site do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável você encontra vários arquivos pra baixar, além de sites. Leia mais sobre materiais e técnicas alternativas no site da IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica.

Nos próximos dias vou falar sobre artistas que também estão preocupados com o futuro do nosso planeta (Veja a matéria de 11/fevereiro!) e sobre receitas de produtos de limpeza ecológicos!

Espero que tenham gostado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

88 Responses so far.

  1. MARCIO PAVANI says:

    Gostaria de uma indicação.
    Procuro uma construtora de casa, digo, ecocasa.

    Quero fazer uma para o meu pai

  2. Adorei, muito bom!
    Completo, ate para quem e leigo esta muito claro.

  3. Poderia ter mais projetos do que esse espalhados na internet! Parabéns pela iniciativa

    • Nair Maria Rauber says:

      Gostei muito de ler sobre a permacultura. Nós queremos construir uma casa com ventilação boa para evitar o uso de ar condicionado. Onde podemos obter mais detalhes e informações?
      Aguardo retoro e abraço Nair

  4. Construção says:

    Parabéns pelo post, é importante que construções sustentáveis sejam divulgadas na internet!

  5. Parabéns pela iniciativa! Ótimas matérias.

  6. karool says:

    o mini quarto que eu e minha amiga estamos fazendo vai fica um show
    cara isso é muito irado beijos aos amigos
    alunas: karool e alinee
    by: karool

  7. karool says:

    meu mini quarto é um trabalho de artes,
    que vai fica show de bola
    by: karool e alinee
    alunas: karoline e aline

  8. ivani c amaral says:

    gostari de saber se e muito caro para construir.
    uma casa com todos estes recursos.
    seria tres quarto,sala,cozinha,area de serviço,nada muito gande tudo bem simples,em um terreno de 160metros obrigada ate mais.

  9. viviane says:

    casa ecologicamente

  10. dougllas says:

    eu preciso disto para minha maquete.

  11. dougllas says:

    eu preciso disto para minha maqueti.

  12. Susana says:

    Gostaria de informações sobre: O custo e benefício a longo prazo que nos traria a construção de uma casa ecologicamente sustentável.
    Pretendo fazer meu TCC baseado nisso e preciso de informações e idéias, seria ótimo se pudesse me ajudar.

  13. Arthur says:

    Eu olhei o site de CASA SAUDÁVEL http://www.campitellicasa.com
    E achei muito interessante a possibilidade de estarmos com uma casa extremamente confortável e acima de tudo contribuindo fortemente na captação do CO2. Parabéns!! pelo projeto CASA SAUDÁVEL.

  14. Livia says:

    Gente. Este site http://www.campitellicasa.com
    empresa européia é tudo de bom que poderia estar chegando no Brasil. Eles chamam de Casa Saudável. Que vai além da construçâo ecológia. VC mora com muito mais qualidade de vida nestes ambientes. Vale muito apena conferir.

  15. Tony says:

    é bem interessante esse tema, por isso eu e o meu grupo fizemos esse trabalho, para a feira de ciencia 2010

  16. geisynha says:

    muito massa esse tema!
    adorei!
    precisamos de teorias assim para o nosso presente! e claro futuro!!!

  17. Andre Dorner says:

    Muito oportuno e positivo seu estudo. Poderíamos complementar com a utilizacão de automacão residencial a fim de aumentar a captacão bem como melhorar a eficiência elétrica.

  18. Roseli Amorim says:

    Muito boa tarde!!
    Quero saber que projeto que eu posso realizar na escola com criaça de 11 anos.
    Obrigada deste já
    Roseli

  19. Ester says:

    Bom Dia!
    Eu gostaria de algumas informações e ideias sobre ”Como construir um bairro sustentável”. Por favor me respondam assim que puder.
    Agradeço pela atenção de todos.

  20. Maiara Pereira says:

    Olá, estou fazendo um projeto na faculdade sobre conforto térmico. Gostaria muito da ajuda de um proficional para que eu me aprofudasse mais e melhor no assunto. Estou na área de Engenharia Ambiental, gostaria muito trocar emails com quem pulblicou as ideias acima!
    Se possível, entrem em contato. Abraço!

  21. pedro says:

    muito sexy
    a casa

  22. Raimundo Ivaldo Ferreira says:

    Sou apaixonado por trabalhos de sustentabilidade, lí esta materia e fiquei muito impressionado, moro as margns d lagoa do Bacuri em Magalhaes de Almeida – Maranhão, onde estou construíndouma casa ecologicaamente correta.
    Obrigdo pelas dicas.
    Ivaldo

  23. aicha says:

    mas q coisa boa pra mim e otimo pra uma casa vai ser lindo alewm da casa ficar linda vcb ainda esta a ajudar o planeta eu ja tou a construir uma casa ecologi98ca pra e esta a ficar linda eu trabalho com a ressoar e um progeto q ajuda o meio e recicla o tempo interiro 8breijo 9e xau entrem no meu site http://www.reciclagemmundial.com

  24. aicha says:

    olha eu q esse site e o maximo protege o meio ambiente amei e fantastico casas lindas e q comtribui com o meio ambiente

  25. Josefina says:

    eu usei para ciencias. ajudou bastante!! =DD

  26. isabelly says:

    que da hora serve para ciencias ,geografia e robotica educacional

  27. thi says:

    foi muito ULTIU por que estou fazendo trabalho com o adalto peroni
    meu grupo e d.

  28. gostaria de receber plantas e fotos de casas ecologicamente corretas, uma casa de aprx. 70mt qd. com dois quartos. para uma familia de 3 pessoas

  29. jose amaro dos santos says:

    Meu terreno mede 24m de frente por 23de fundo fica a 250m da praia quero saber o custo de um projeto desse só que quero uma casa do tipo pousada para morar e trabalhar. jose amaro 15 de maio 2010

  30. jose amaro dos santos says:

    Meu terreno mede 24m de frente por 23de fundo fica a 250m da praia quero saber o custo de um projeto desse só que quero uma casa do tipo pousada para morar e trabalhar

  31. [...] do seu salão de beleza ou clínica uma “casa ecologicamente correta”. Separe o lixo do salão e envie para reciclagem!! Ofereça sacolas de papel ou tecido. Crie [...]

  32. Bruno Luis says:

    Bastante abrangente; interessante; parabens; Judou-me nos estudos.

  33. francisco cavalcante de lima says:

    gostaria muito de comprar o livro de arquiteto bi. obrigado

  34. Maria Izabel says:

    Gostaria de saber se a energia solar pode suprir a demanda por energia de uma residência que não possua ar-condicionado, ferro elétrico, frezzer, lava-louças, secadora, microondas e ventiladores de teto. Moro em Friburgo. Possuo 2 chuveiros elétricos, uma geladeira, máquina de lavar ecologicamente corretos, 3 tv´s, 1 som, 1 dvd e 1 computador. Meu consumo médio é de 75,00/mes de energia não-sustentável (hidráulica). Minha maior preocupação é com o meio ambiente.
    Grata

Leave a Reply


    RSS Facebook Twitter Orkut

Pesquisar no site