• abrace essas dez

    Você sabe quais são as espécies mais ameaçadas do estado do Rio de Janeiro? A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) escolheu 10 das espécies em risco de extinção para ...

  • guirlanda de rolhas de vinho

    Por Andrea Mieko | Publicado originalmente no Greenstyle O Natal está chegando e muitos estão se preparando para comemorar essa data tão especial. Montar a árvore, pendurar a guirlanda na porta, ...

  • Green Heart

    Por Andrea Mieko | Publicado originalmente no Greenstyle  Você é daquelas pessoas que está sempre tentando encontrar um jeito mais sustentável de levar a vida? Que volta e meia se sente ...

  • Dirija Menos

    Por Andrea Mieko | Publicado originalmente no Greenstyle Se entrar em forma ficou como meta pra 2012, não deixe de conferir estas dicas que formulamos com base em texto publicado no ...

  • amazonia

    Veja abaixo anúncios super inspiradores feitos pelo pessoal da WWF. Sem mais explicações, as imagens dizem tudo. Quem quiser conhecer o trabalho da ONG, clique aqui.

  • tigre

    01 - Tigre Novos levantamentos indicam que existem menos de 3,2 mil tigres na natureza. Hoje, só restam apenas 7% do habitat natural destes animais. O extermínio dos tigres também está ...

  • bed+zed

    "Construções bioclimáticas, arquitetura sustentável, ecovilas, green buildings, bioconstrução, permacultura, construção ecológica e empreendimentos verdes são temas bastante discutidos hoje. Com a preocupação cada vez maior com as questões ambientais, ...

  • imagem-12

    E eu que pensava em pesquisar produtos de limpeza que fossem mais ecológicos nas prateleiras do supermercado, descobri uma maneira muito mais ‘sustentável’! Encontrei receitas de como fazer seu próprio ...

Projeto para a Semana do Meio Ambiente

Posted by meumundosustentavel 1 Comment

O post de hoje vai ser pra dar trabalho aos estudantes! O negócio é o seguinte: dia 5 de junho é dia mundial do meio ambiente! Isso é, temos um mês pra elaborar um projeto de educação ambiental em escolas e faculdades! E nas empresas também, por que não? Só é um pouco mais complicado, mas nada que uma conversa com o chefe não funcione! :)

Na minha faculdade, é feito a Semana do Meio Ambiente de segunda à sexta, que este ano vai corresponder o dia 2 ao dia 6 de junho. É uma semana em que alunos do curso de gestão ambiental apresentam projetos e palestras para o restante da faculdade. É um projeto bem interessante.

No ano passado por exemplo, houveram palestras (uma delas com o Secretário do Meio Ambiente, Carlos Minc), exibição do documentário Uma Verdade Incoveniente e apresentação de trabalhos (um aluno fez uma maquete de um prédio que tinha sistema de tratamento de esgoto com reutilização da água tratada para usos não potáveis, como descarga em vasos sanitários).

Este ano quero compensar o que minha turma não fez no ano de 2007, rs, já comecei a anotar algumas idéias no papel, e pretendo compartilhar com vocês e espero que vocês também participem!

Fazer uma campanha de conscientização dentro da faculdade/escola/empresa.

Como pode ser feita?
Fazer um quadro informativo: pode ser uma parede, pode ser um mural… Escreva tópicos importantes que sejam informativos. Como por exemplo: “O que é aquecimento global?”, “Por que combater o aquecimento global”, “O que podemos fazer”, “Recicle seu lixo”, “Reduza seu consumo”, “Evite sair de carro”…

Cartazes espalhados pela instituição: Panfletos não são ecologicamente corretos. Você gasta papel e tinta na fabricação pra 80% das pessoas jogarem fora na lixeira mais próxima. No máximo, imprima informativos que estejam disponíveis em um balcão para quem se interessar no assunto.Cartazes espalhados pelo local ajudam na divulgação sobre a Semana do Meio Ambiente. E se forem bem guardados, servem pro próximo ano! Apele para o Marketing na construção dos cartazes, como por exemplo “Já pensou no impacto que você provoca no seu planeta?” ou “O que você fez pela Terra hoje?

Chamar professores e profissionais para serem palestrantes: Existem vários tipos de profissionais que são capazes de dar uma palestra ambiental. Um administrador pode falar da importância que a Responsabilidade Ambiental tem numa boa empresa. Um advogado pode citar a legislação ambiental.

Um biólogo pode falar sobre as espécies em extinção. Um químico pode chamar a atenção à destinação incorreta de substâncias químicas nos laboratórios. Um turismólogo pode contar sobre os benefícios do Eco-Turismo… e por aí vai!

Agendar a sala de vídeo para exibir vídeos e documentários: Uma verdade incoveniente (Al Gore), A Última Hora (Leonardo DiCaprio), Mudanças Climáticas – o filme (Greenpeace). A série Cidades e Soluções do André Trigueiro também é legal de passar! Sem contar nos vídeos do Greenpeace e WWF.

Tenho mais uns 10 documentários aqui, vou procurar o download na internet, e passo o link pra vocês. Se na sua faculdade tiver o curso de Comunicação Social, será muito interessante gravar um DVD com vários comerciais “ambientais”; dá pra achar alguns no YouTube.

Falar com a Administração pra colocar lixeiras de coleta seletiva: aquelas lixeiras que são feitas para recolher diferentes materiais, como papel, plástico, vidro, alumínio, e lixo comum. Não esqueça de fazer um projeto de conscientização sobre “Por que reciclar”.

Placas em cima de lixeiras e pias de banheiros: Lixeiras de coleta seletiva pedem placas informativas! Um exemplo legal, é escrever o que cada lixeira pode receber, descrevendo os materiais. Outra idéia é escrever frases que chamem atenção das pessoas que forem jogar o seu lixo: “Jogue seu lixo na lixeira certa!” ou “Recicle sua idéias: Recicle seu lixo“.

Nos banheiros, poderemos colocar placas “Economize água” ou “Não disperdice água”. Uma imagem bem apelativa para estas placas é um globo terrestre “seco”. A imagem ao lado eu peguei na comunidade do Orkut ‘Economize Água’.

Incentive o uso de lâmpadas econômicas e dispositivos economizadores de água: fale com seu diretor/chefe sobre a importância desses elementos, e se possível faça um relatório sobre os benefícios (financeiros!) que eles trariam para o local.

Pegue informações em sites de empresas como a Deca e a Docol. Leia um artigo publicado no site Terra sobre a economia na troca de lâmpadas fluorescentes. Sensores de luz são essenciais em banheiros e corredores pouco frequentados.

Depois posto outras idéias! Quem quiser contribuir deixa um recado ou manda pra meumundosustentavel@hotmail.com :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One Response so far.

  1. #@ Rodolfo @# says:

    Não esquecendo da nossa fauna com uma vasta rede de espécies em extinção que devemos lembrar sempre de preservar né DEIIINHAAA! rs Posta uma foto de um aí! hahahaha =) Te adoro, o site tá show, vc escreve muitíssimo bem e as idéias são inovadoras! Parabéns! Te adoro, Rods! =)

Leave a Reply


    RSS Facebook Twitter Orkut

Pesquisar no site